segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Majoritária ou Proporcional? Qual a Campanha Mais Difícil?



Olá caros leitores, tudo bem?


Quero iniciar o artigo de hoje, desejando a todos uma excelente semana, em especial ao meu querido amigo Cristiano Reis que hoje completa mais um ano de vida (melhor não citarmos quantos aqui...risos) pode me trazer problemas, mas Cris, brincadeiras a parte que Deus te permita a realização de todos os seus sonhos, cuidar cada vez melhor de sua abençoada família, e acima de tudo ser feliz em suas escolhas. Um grande abraço.
Hoje, vamos estudar um tema de grande relevância dentro do processo de marketing político, e por isso o tema já é uma enquete, e por que? Quando iniciamos o trabalho de planejamento eleitoral, e começamos a atender um cliente que vai disputar a majoritária (prefeitura, governo do estado, presidência da república), é comum, termos que desenvolver um trabalho voltado a eleição da chapa proporcional (vereadores, deputados estaduais e federais, senadores), para que haja o que denominamos de governabilidade (ou seja, o majoritário “governar bem”), ter um mandato proativo, há a necessidade de ter a maioria no parlamento, tendo assim, mais facilidade na hora da aprovação de seus principais projetos, na hora de receber o percentual de manobra do orçamento,
Para tal, é necessário eleger a maioria dos parlamentares, o que quando não ocorre promove os famosos “acordos” que nem sempre se dão somente pela cessão de cargos, ou benefícios de emendas para os seus redutos eleitorais, as vezes vai muito além de tudo isso...(deixemos a imaginação vagar, será melhor!)
De acordo com a minha experiência em gestões de campanhas eleitorais, e meus estudos acadêmicos, nós consultores políticos, somos unânimes em afirmar pelo nível de exposição de imagem, investimento necessário, polarização global e envolvimento do eleitorado, a majoritária se configura muito mais fácil de vencer do que a proporcional, e para isso vou explorar alguns aspectos práticos:

1-O nível de exposição do candidato: Em uma campanha majoritária, o nível de exposição do candidato é muito mais amplo, devido ao fato de por exemplo, em uma cidade pequena, termos somente dois ou no máximo três candidatos concorrendo ao cargo, pelo fato, isso faz com que a amplitude do mesmo se propague com muito mais velocidade, o que não ocorre na proporcional, pois o candidato vislumbra um “reduto”, ou “território eleitoral”, o demarca, e explora boa parte de sua campanha naquele pequeno ou não espaço territorial. Feito isso, a maior parte de suas ações de marketing são ali concentradas, o que naturalmente pela sua penetração e facilidade de acesso (pelo menos é o que eles pensam) naquela localidade o faz reduzir consideravelmente os custos, o que este ano será muito importante, pois o eleitor já não mais aceita o abuso de poder econômico com tanta naturalidade.

2-Quantidade de adversários: O candidato à proporcional, tem em mente que quanto maior é o número absoluto de candidatos, menores são as chances dele (a) ser eleito, se analisarmos a matemática pelo seu lado mais natural, onde 3 é maior do que 2 e 8, maior do que 3 e 2 somados, esta lógica estaria correta, mas e quem disse que a política é uma ciência exata? É necessário fazer uma série de cálculos sobre a quantidade de partidos que há como probabilidade em cada coligação, quantos candidatos “puxadores de voto”, está filiado em cada uma das siglas, e diversos de outros fatores, faz com que as vezes quem fez mais votos absolutos fique na suplência e um candidato com menos votos entre na vaga, coisas da legislação eleitoral vigente que deve ser elogiada e muito elogiada, pois é uma das melhores do mundo. É engraçado que em pequenos mercados, os candidatos se debatem na casa do eleitor, um entrando, o outro saindo e as vezes tem mais dois na porta aguardando a sua vez, além de é claro, um na mesa saboreando um cafezinho.

3-Poderio econômico: Com menos recursos econômicos, é necessário limitar o território de atuação, e quando falamos em vereadores, o político com maior proximidade do povo (pelo menos deveria ser assim), muitos deles, tem como apoiadores os familiares, amigos, pessoas próximas, e muitos sequer dispõem de um veículo automotor para realizar a sua campanha, e friso o seguinte: 80% dos eleitores não querem políticos em sua porta, face ao descrédito dos mesmos perante a sociedade, deixo então o meu recado aos milhares de leitores que irão acompanhar a coluna em dezenas de sites e jornais espalhados pelo Brasil, que retransmitem meus artigos e ao qual sou muito grato, faça somente duas perguntinhas ao candidato: por que e para que o senhor ou senhora é candidato/ candidata? Se a primeira reação for uma engasgada, um então....no mínimo desconfie, pois não há propósito coletivo e este ou esta parlamentar não fará um mandato focado nas necessidades do povo, mas sim, nas necessidades do seu bolso, atendendo aos interesses dos seus financiadores de campanha.

4-Bandeiras de campanha: Na proporcional, embora o parlamentar tenha por dever constitucional de zelar por seus cidadãos como um todo, os mesmos nobres pares ou edis (como chamamos tecnicamente os parlamentares), é comum que os mesmos assumam a representatividade de determinadas camadas ou esferas da sociedade organizada e foquem seus mandatos na defesa destes itens, ou não, assim sendo, seu foco é mais específico. Ah e antes que eu me esqueça, observem a linguagem dos candidatos, pois a língua portuguesa tem sofrido muito com os nossos políticos.
Quero aqui terminar este artigo falando sobre algo que é lamentável para nós consultores políticos, que foi a decretação da prisão temporária de João Santana, que nos últimos 10 anos atuou na eleição de seis presidentes, sendo 2 no Brasil e 4 na américa latina, este fato em muito nos repudia, pois os verdadeiros consultores políticos, tem um compromisso com a democracia, e ao contrário do que se imagina nós não somos os manipuladores de votos, e sim, temos como objetivo levar uma comunicação limpa da campanha para o eleitorado, mas a decisão soberana é sua eleitor, por isso eu repudio este pseudoprofissional que mancha a imagem de uma classe honesta e que presta relevantes serviços à nação.

Que Deus nos abençoe e nos proteja!

Sena é consultor político, com formação em Marketing pela UNIP-Universidade Paulista, sendo especialista em Análise e Consolidação de Cenário Político pela Universidade de Toronto-CAN, atua com coaching político, treinamentos e palestras em oratória política, comunicação governamental, marketing político eleitoral, é filiado a ABCOP (Associação dos Consultores Políticos do Brasil) e há mais de 10 anos atua na gestão de campanhas eleitorais nos estados do Amazonas, Rondônia, Mato Grosso, Bahia, Piauí, Tocantins, Rio de Janeiro e São Paulo.

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